Preciso adequar meu negócio à LGPD. E agora?

Avaliação, adequação, criação de cultura de segurança e treinamento são etapas fundamentais



A informação é um dos bens mais cobiçados da atualidade. É a partir dela que as empresas se organizam para oferecer produtos personalizados aos clientes. Contudo, alguns negócios acabam coletando e disponibilizando informações pessoais sem o consentimento das pessoas. Foi para coibir esse tipo de atitude que surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD.

No Brasil, a LGPD foi regulamentada pela Lei 13709/2018. O texto define o que é permitido, o que é proibido e o que deve ser feito com os dados de pessoas físicas e jurídicas para proteger a privacidade de cada indivíduo e entidade.

Todas as empresas que coletam e tratam dados precisam se adequar. É por isso que preparamos uma lista com quatro passos básicos para garantir que o seu negócio atue de acordo com a LGPD.

Quatro passos para que proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes

  1. Avaliação: cada negócio é único, por isso que as etapas para estar em conformidade com a LGPD precisam ser pensadas a partir de cada realidade. O diagnóstico é fundamental.
  2. Adequação: após realizar a avaliação, é preciso realizar as mudanças. Os sistemas e softwares precisam ser configurados para garantir maior segurança para a empresa e para os clientes.
  3. Cultura de segurança: agora que todo o sistema digital está reorganizado, é preciso criar uma cultura na empresa que ajude a manter o sistema seguro. Essa etapa é fundamental para não ser pego de surpresa. Mudar as senhas de tempos em tempos e fazer backups regularmente são algumas das ações.
  4. Treinamento da equipe: é fundamental que todos os colaboradores da empresa estejam cientes das regras da LGPD. Uma equipe bem informada é peça-chave para a segurança de dados de todos.

A Vantec Soluções oferece toda estrutura necessária para a adequação do seu negócio à LGPD de forma simples e profissional. Venha conversar com a nossa equipe!