Softwares crackeados: saiba os riscos que você e sua empresa correm

Burlar o sistema com um software não original é abrir as portas para vírus



Crackear. Esse é o nome que se dá a prática de instalar softwares não originais. Isso acontece burlando a segurança de um sistema, pois um dos primeiros requisitos é desativar os antivírus instalados. Parece uma ótima forma de economizar dinheiro, certo? A questão é que fazer algo desse tipo abre as portas do seu ambiente digital para uma série de riscos.

Segundo a Business Software Alliance (BSA), organização que representa fabricantes de software, quase 50% dos programas em computadores no Brasil são ilegais. O maior medo costuma ser a possibilidade de uma multa ou de processo judicial e, uma vez que a utilização de programas piratas viola direitos autorais e propriedade intelectual prevista em lei, esse processo pode ir parar na esfera criminal. No entanto, o uso de cracks pode causar um problema ainda maior a longo prazo. “Na maioria das vezes, ele tem um malware embutido que pode ser ativado para fazer algum tipo de ataque”, afirma o CEO da Vantec Soluções Tecnológicas, Wolder Fonseca.

A contratação de um sistema de segurança digital com firewall, antivírus e treinamento para toda a equipe pode não ser suficiente para barrar esse tipo de problema. Afinal, os malwares entram no sistema assim que os programas crakeados são instalados.

Wolder Fonseca compara com o sistema de segurança de uma casa: “É o mesmo que montar uma cerca elétrica, manter um cão de guarda, instalar alarmes de última geração, mas sair de casa e deixar a porta aberta”.

Para proteger o sistema, é importante optar pelos programas originais, contratando as devidas licenças de uso. Também é fundamental manter os softwares atualizados. O que só é possível quando se usa a versão original, com acesso a todas as atualizações por direito. Com isso, a instalação de sistemas de antivírus e firewall tendem a somar e fortalecer o ambiente digital contra ataques cibernéticos.

Não se engane, uma contaminação digital pode ser apenas a ponta do iceberg para o caos. Além da incoerência de sabotar a si mesmo, desperdiçando todo investimento feito em segurança digital, crackear softwares pode significar um tsunami de problemas não apenas financeiros mas, também, legais, operacionais, com a possível paralisação da produção e institucionais, ao manchar a credibilidade da empresa ante o mercado.

Quer saber mais a respeito? A VANTEC Soluções Tecnológicas, referência em segurança digital, possui expertise e os mais modernos recursos para que a gestão tecnológica da sua empresa não se torne um problema e, ao contrário, seja cada vez mais eficaz e estratégica. em tem experiência na instalação de softwares originais e os profissionais da empresa estão à disposição para tirar dúvidas sobre o tema.