Como evitar crimes de engenharia social na sua empresa?

Os ataques de engenharia social se valem de manipulação e falhas humanas. É preciso conscientizar a equipe e reforçar a segurança do ambiente digital.



Quase diariamente são divulgados casos de crimes bem sucedidos a partir de uma técnica conhecida como engenharia social. Você conhece?

A grosso modo, a Engenharia Social consiste em enganar as pessoas para que divulguem, sem saber (ou ingenuamente) informações confidenciais que podem ser usadas para uma série de crimes como roubo de identidade e fraudes. Ou seja, eles nem precisam roubar as senhas e dados, já que as pessoas fornecem as informações por conta própria.

O golpe acontece em várias etapas para que a vítima vá ganhando confiança e permita o acesso a informações sensíveis (como credenciais de login, números de CPF, dados bancários e outras informações pessoais e corporativas). Primeiro, o invasor reúne informações básicas para criar um perfil do alvo e escolher uma fraqueza, um ponto de entrada. Em seguida, estabelece uma conexão para ganhar a confiança da vítima. Ao obter acesso aos dados desejados, o invasor desaparece.

Os ataques cibernéticos normalmente exploram as estruturas de software e códigos de computador tendo como via os canais digitais. Já os ataques de engenharia social se valem de manipulação das fraquezas e falhas humanas. A maior parte acontece por meio digital, mas pode haver interação por telefone e, até mesmo, pessoal.

É fundamental estar atento e desconfiar de pedidos de login, informações bancárias, endereço e dados pessoais. Algumas atitudes podem preparar sua empresa e sua equipe contra essa prática criminosa:

Ofereça treinamentos periódicos: colaboradores precisam conhecer os golpes, os protocolos e as práticas de segurança.

Fale de casos reais: nada melhor para compreender o funcionamento de um crime de engenharia social do que conhecer situações concretas.

Tenha um ambiente digital seguro: proteger as informações corporativas e implementar múltiplas camadas de segurança é fundamental.

Implemente o Pentest: o Penetration Test, ou PenTest simula uma invasão à rede de computadores da sua empresa e realiza um diagnóstico do ambiente de trabalho digital. Assim é possível corrigir potenciais falhas, prevenindo ataques de Engenharia Social.

A VANTEC Soluções Tecnológicas possui expertise para auxiliar sua empresa na implantação de uma política de segurança digital com proteção de ciberataques.