Que a LGPD está em vigor, todos sabemos, mas sua empresa já se adequou?

Não estar de acordo com a LGPD pode acarretar em multas severas e prejudicar a credibilidade do seu negócio



A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020. Com o intuito de que todas as empresas e instituições que trabalham no ambiente digital tivessem suas necessidades atendidas, alguns setores tiveram um prazo maior. Atualmente, a LGPD já está em vigor em todo o Brasil e a regulamentação do uso de dados pessoais precisa ser cumprida.

O objetivo da lei é garantir a privacidade dos dados de todas as pessoas que utilizem serviços estratégicos, como dados jurídicos, bancários, de saúde, etc. Para isso, a LGP estabelece diretrizes sobre como as empresas devem coletar, armazenar, usar e compartilhar essas informações.

Todas as empresas precisam cumprir essas regras – independente do tamanho. Caso contrário, podem receber multas severas. Não levar em conta esse tipo de conduta também pode prejudicar a imagem do negócio, acarretando na perda de confiança do consumidor com relação aos serviços prestados.

Para se adequar à LGPD, as empresas precisam adotar uma série de medidas:

  • Revisar as políticas de privacidade, fazendo um diagnóstico completo sobre todo o sistema utilizado pela empresa.
  • Implementar de medidas de segurança da informação, que podem ser realizadas por meio de mudanças nos softwares, na coleta de dados, na organização, entre outras medidas que podem ser definidas após o diagnóstico.
  • Treinar a equipe e oferecer capacitação adequada para que todos os colaboradores estejam cientes das regras e possam, juntos, proteger os dados dos clientes.
  • Implementar uma cultura de segurança na empresa, com revisões constantes, a fim de que o cuidado no armazenamento de dados seja uma preocupação cotidiana.

Importante lembrar que todo esse processo precisa ser feito com diálogo e transparência com os clientes, para que eles saibam que os dados e informações coletados serão devidamente armazenados.

Se sua empresa ainda não se adequou a LGPD, venha conversar com a VANTEC Soluções Tecnológicas!