A LGPD como aliada do seu negócio

É importante que as organizações entendam os princípios da LGPD e adotem uma abordagem proativa na implementação de políticas de privacidade.



Gestão de dados é o conjunto de práticas, processos e estratégias adotadas pelas empresas para coletar, analisar e proteger informações. A gestão de dados pode acontecer tanto no ambiente virtual quanto no ambiente presencial, mas com a crescente digitalização dos negócios – e a enorme quantidade de dados gerados diariamente – a busca por plataformas digitais capazes de realizar este tipo de atividade tem sido cada dia maior.

Uma gestão de dados eficaz envolve a utilização de ferramentas que permitem a coleta de informações de várias fontes e seu correto armazenamento em bancos de dados seguros e acessíveis. Nesses bancos, os dados precisam ser organizados e categorizados para facilitar a análise e tomada de decisões.

As pessoas que fornecem esses dados, por sua vez, têm o direito de se posicionar sobre o que pode ser compartilhado e o que deve ser mantido em um acervo confidencial. Para este objetivo, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma legislação brasileira que regulamenta a coleta, o uso, o armazenamento e a proteção de dados pessoais. Toda empresa que tem ou pretende ter um sistema de armazenamento de informações digital precisa estar em conformidade com a LGPD.

Muitas pessoas enxergam a LGPD como um obstáculo, mas ela na verdade traz benefícios para clientes e empresas. Ao estabelecer regras de consentimento para a coleta de dados, ela cria uma relação mais transparente e confiável com os clientes. Essa medida também ajuda a empresa a se proteger contra vazamentos e outros tipos de problemas que podem atrapalhar a sua reputação.

É importante que as organizações entendam os princípios da LGPD e adotem uma abordagem proativa na implementação de políticas de privacidade. A VANTEC Soluções Tecnológicas trabalha com a implementação da LGPD para empresas de diversos ramos. Além das melhores ferramentas digitais, também oferece treinamento completo para toda equipe. Entre em contato e transforme a LGPD em uma aliada na relação entre sua empresa e seus clientes.