Confidencialidade, integridade e disponibilidade: os três pilares da segurança da informação

Conheça as bases que orientam as práticas e políticas de proteção de dados



A segurança da informação é uma preocupação comum em um mundo cada vez mais digital. Toda empresa ou organização que atua com o tema adota três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Essas são as bases que orientam as práticas e políticas de proteção de dados, garantindo que as informações estejam seguras e acessíveis quando necessário.

1. Confidencialidade: refere-se à garantia de que as informações sejam acessíveis apenas para pessoas autorizadas e a partir da permissão daquele que fornece o dado. Isso evita o acesso não autorizado a dados sensíveis.

Senhas pessoais são um exemplo claro de confidencialidade: elas devem ser conhecidas apenas pelo proprietário da conta para impedir que outras pessoas acessem suas informações.

2. Integridade: envolve a proteção contra alterações não autorizadas nos dados. Isso significa que as informações fornecidas por uma pessoa ou organização não podem ser corrompidas e, portanto, devem permanecer as mesmas até segunda ordem.

Em transações financeiras, por exemplo, a integridade é fundamental. Se alguém pudesse alterar os valores de uma transferência bancária sem autorização, a confiabilidade do sistema estaria comprometida.

3. Disponibilidade: diz respeito a garantia de que as informações estejam acessíveis quando necessário, sem interrupções não planejadas.

Um site de comércio eletrônico deve estar sempre disponível para os clientes. Se o site estiver constantemente fora do ar devido a ataques ou problemas técnicos, a empresa pode perder vendas e reputação.

Esses três pilares se complementam para fornecer uma estrutura de segurança completa. A confidencialidade protege contra acesso não autorizado, a integridade garante a precisão dos dados e a disponibilidade assegura que as informações estejam sempre acessíveis. Juntos, esses pilares servem como alicerce para a construção de estratégias de segurança da informação sólidas nas empresas, protegendo dados valiosos contra ameaças e garantindo a continuidade dos negócios

A VANTEC Soluções Tecnológicas trabalha com base nesses pilares para proporcionar segurança e proteção ao seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça todos os nossos serviços!