Quantas horas você passa em frente a uma tela?

O uso excessivo de computadores e celulares pode comprometer sua saúde mental e a segurança digital do seu negócio



Com o avanço da tecnologia conseguimos fazer coisas que antigamente eram impensáveis, desde o acesso a conteúdos produzidos do outro lado do planeta até a possibilidade de se comunicar em tempo real com amigos e parentes distantes. Apesar das vantagens, o uso excessivo de computadores e celulares tem levantado preocupações significativas sobre a saúde mental dos usuários.

A constante exposição às telas, seja por trabalho, estudo ou entretenimento, está associada a alguns impactos negativos. Um deles é a fadiga digital, caracterizado por irritação, falta de concentração e sensação de sobrecarga. Essa condição pode contribuir para o aumento dos níveis de estresse e ansiedade, além de frustração por prejudicar a atenção e a produtividade.

Além dos impactos na saúde mental, a fadiga digital pode resultar em uma atenção reduzida às práticas de segurança. Usuários mentalmente exaustos são mais propensos a ignorar atualizações de software, clicar em links maliciosos e negligenciar a criação de senhas fortes. Essa vulnerabilidade compromete a segurança online, tornando os usuários mais suscetíveis a ameaças cibernéticas.

Para minimizar esses impactos, é crucial adotar práticas saudáveis de uso de tecnologia, como:

→ Fazer pausas curtas a cada hora para descansar os olhos e relaxar a mente

→ Estabelecer limites diários para o uso de dispositivos, incluindo tempo em redes sociais

→ Ajustar o brilho e o contraste da tela para garantir iluminação confortável aos olhos.

→ Manter uma postura ergonômica ao usar computadores e dispositivos móveis.

→ Fazer pausas para se movimentar e realizar exercícios físicos.

→ Dedicar momentos do dia para se desconectar e permitir que a mente descanse.

A VANTEC Soluções Tecnológicas se dedica à segurança digital há mais de 30 anos, mas também estamos atentos a todas as questões que permeiam o mundo da tecnologia. Acreditamos que as inovações tecnológicas devem ser direcionadas para melhorar e facilitar nossas vidas, promovendo não apenas a segurança, mas também a eficiência e a qualidade em todas as interações digitais.